Em nosso atual mundo digitalizado, você já deve ter ouvido falar de e-commerce, marketplace ou mesmo loja virtual, não é mesmo? Ainda que o faturamento do e-commerce nacional não tenha ido tão bem neste primeiro semestre, caindo 4,5%, não é mentira dizer que o país aderiu ao comércio virtual com força.
Afinal, atualmente, é muito comum fazermos compras online com frequência. Se antes da pandemia de covid-19 o comércio virtual era uma prática emergente, hoje tornou-se essencial. Mas você sabia que existe diferença entre os termos e-commerce e loja virtual? E o que é marketplace? Seria a mesma coisa?
Nesse post, você entenderá as diferenças entre os termos E-commerce, Marketplace e Loja Virtual. Continue a leitura abaixo!
E-commerce
O e-commerce é qualquer forma de venda pela internet, seja de produtos ou serviços. É o processo de venda e atendimento ao cliente na forma digital, mas também vai muito além disso.
O comércio eletrônico requer estratégias de marketing digital, dentre outras características. Utilizando as redes sociais, e-mail marketing e outros meios publicitários para difundir a loja virtual.
Loja Virtual
A loja virtual, por outro lado, é uma parte do e-commerce. É necessário existir através de um site, criado propriamente para vendas online.
Sem um bom e-commerce, a loja virtual não chega para todos os públicos.
Se aplicássemos um exemplo prático, a loja virtual seria como uma loja física e o e-commerce, o comércio.
Marketplace
Se o e-commerce é o comércio, a loja virtual é uma loja, o marketplace é o shopping onde essa loja fica.
Plataformas como Shopee, Mercado Livre, Amazon, OLX, Elo7 e Magazine Luiza, por exemplo, são o que chamamos de marketplace. O marketplace pode ter seus próprios meios de propaganda, atraindo para que consumidores comprem de tal loja através de sua plataforma.
Também é responsabilidade do dono do marketplace estabelecer os meios de pagamento disponíveis e, muitas vezes, o transporte – no caso de produtos. A qualidade dos produtos também conta – e inclusive, as plataformas pedem que os consumidores avaliem os produtos, algumas chegam a dar recompensas e benefícios, como a Shopee e a Casas Bahia.
Por que é importante contar com um profissional em e-commerce?
Criar uma loja virtual exige vários fatores – se você não tem um bom programador, sua loja pode ir rapidamente por água baixo.
Mas com a G Office 360, você pode ter uma virtual super atraente e fácil de navegar! Com os melhores produtos em alta, você nem precisará se preocupar com estoque, frete, embalagens nem nada disso!
Também integramos sua loja aos principais marketplaces, para todo mundo achar o seu negócio.
Lucre bem e de maneira segura com a ajuda da G Office 360!